A ADEA Associação de Defesa e Educação Ambiental foi criada em 17 de dezembro de 1974, na cidade de Curitiba/PR, sendo a primeira organização ambientalista, sem fins lucrativos, do Estado do Paraná e uma das primeiras no Sul do País.

Entre seus fundadores destacam-se renomados ambientalistas, cientistas, pesquisadores e professores, liderados pelo Geólogo e Professor João José Bigarella, reconhecido nacionalmente pelos diversos serviços prestados a comunidade brasileira.

A ADEA teve papel preponderante na articulação da sociedade civil e governamental para inúmeros projetos ambientais no Estado do Paraná, entre eles, o tombamento da Estação Ecológica da Ilha do Mel; a criação do Parque Estadual do Pico do Marumbi, na Serra do Mar; e o Parque Estadual de Vila Velha.

Implantou a Reserva Ecológica do Cambuí, nas cercanias de Curitiba, em área de 20 hectares cedida pela Prefeitura, instalando na época, um Museu de Ciências Naturais e um Instituto de Educação Ecológica, com o propósito de conscientizar a população, especialmente os jovens, quanto à importancia da conservação dos recursos naturais.

Promoveu diversas ações ambientais, a exemplo da Campanha pelo Plantio do Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção, com o apoio do Governo do Paraná.

Coordenou o projeto de conservação da Bacia do Rio Miringuava, na região metropolitana de Curitiba, com recursos oriundos do Ministério do Meio Ambiente.

A ADEA, pelo seu pioneirismo, serviu de referencial para a constituição de diversas associações ambientalistas em todo território nacional.

A partir da década de noventa, a ADEA passou a coordenar os trabalhos de gerenciamento, fiscalização e organização de pesquisas e estudos sobre a Floresta Atlântica das Planícies Costeiras na Reserva Volta Velha em Itapoá/SC, reunindo significativo acervo cientifico deste bioma, disponibilizando-o para os programas de educação ambiental desenvolvidos pelo CEAL Centro de Educação ao Ar Livre mantido pela reserva.

A ADEA, em Assembléia Geral Extraordinária, realizada em 26 de novembro de 2005, elegeu uma nova diretoria, constituída por um grupo consistente de ambientalistas, administradores, advogados, biólogos, engenheiros e arquitetos, além de coordenações técnicas focadas na gestão de projetos conservacionistas, com ênfase na educação ambiental.

Definiu-se nesta assembléia, uma base territorial para a sua atuação, priorizando a região do bioma da Mata Atlântica compreendida entre a baía de Guaratuba no Estado do Paraná e a baía da Babitonga no Estado de Santa Catarina e seus respectivos entornos. Da mesma forma, focando suas ações no programa de Educação ao Ar Livre do CEAL na Reserva Volta Velha.

São parceiros da ADEA as seguintes instituições:

CEAL Centro de Educação ao Ar Livre da Reserva Volta Velha em Itapoá/SC.

Glen Helen Outdoor Education Center, de Yellow Springs Ohio, EUA, com mais de cinqüenta anos de experiência na educação de crianças e adolescentes, sob a orientação da Professora Joan Horn.

Síntese Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem, de Curitiba/PR, com dezessete anos de experiência em iniciativas educacionais com relevância psicopedagógica e social, seja na parte clínica, no trabalho social e no desenvolvimento de professores.

Ecodamata Projetos e Consultoria Ambiental, de Curitiba/Pr, especializada em projetos de conservação ambiental.

Ecodestinos Brasil, de Curitiba/PR, especializada em planejamento turístico.

JM Eventos e Treinamento, de Itapoá/SC, especializada em treinamentos e trabalhos de integração de grupos.

Zag Design Comunicação Visual e Ilustração Ltda., de Curitiba/Pr, especializada em comunicação gráfica.

Portal Itapoá Desenvolvimento de Projetos, de Itapoá/SC, especializada em projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, utilizando como ferramenta o desenho ambiental.

Diretoria da ADEA:

Presidente: Werney Zuneda Serafini;
Vice-Presidente: David Gongora Junior;
Primeiro Secretário: Jacinta Maria Martins da Fonte Günther;
Segundo Secretário: Andréia Elizabeth Choma;
Primeiro Tesoureiro: Natanoel Machado;
Segundo Tesoureiro: Eugenio Zagonel;

Conselho Fiscal:
Titulares: Marta Regina Bedin, Joel Gehlen e Sidnei Dornelles;
Suplentes: Tamara van Kaick, Elisa Gross e Thomas Arthur Hecke.