Pontes Culturais
A SABEDORIA INDÍGENA COMO BASE PARA A SUSTETABILIDADE

O Xingu é uma dos mais importantes territórios culturais do Brasil, com presença de mais de 14 etnias indígenas e um área total de 26.420 km². Esta diversidade é carregada de raízes históricas profundas e uma tradução do mundo físico, espiritual e natural com muito significado nos dias de hoje. Conhecer um fragmento desta cultura através de uma de seus representantes, Yawaritsawa, que hoje vive na Reserva Volta Velha é um experiência rica e única para as crianças.

Neste dia de visita, "Yawa", como é conhecido, envolve as crianças em atividades de pintura facial, danças, contos xinguanos e demonstração de arco e flecha. Tudo dentro de uma leitura de trabalho que tem o objetivo divulgar a riqueza do índio brasileiro e sensibilizar as crianças sobre a importância da manutenção e sustentabilidade de seus territórios. Proteger as terras indígenas é proteger a natureza. 

Neste mesmo dia as crianças tem a oportunidade de conhecer um sítio arqueológico Sambaqui que se localiza dentro da Reserva. Esta atividade busca entender os sinais, vestígios e o que se conhece deste povos primitivos caçadores e coletores que habitaram as planícies litorâneas há mais de um milênio.  

Pontes Culturais

  • Um dia de atividades para crianças de qualquer idade - chegando às 10h e saindo às 16h
  • Inclui um almoço e lanche à tarde
  • Para grupos de 30 a 100 crianças
  • Inclui caminhada em trilha, traslado da sede até o Centro e todas as atividades recreativas
  • Este programa não se realiza nos meses de novembro e dezembro

Valor por pessoa

Sem traslado in/out a Itapoá-SC

R$ 89,00