Puma concolor

09/12/2019

Dúvidas, tenho todas, mas apenas uma certeza, que nós humanos complicamos muito a vida. Montamos certezas, construímos diferenças, saboreamos a prazer finito, parco - como uma bala doce.

Enquanto isso o mundo dos seres vivos corre acuado e procura se moldar a essa nova realidade, mas quase sempre perde. Pelo momento presente que vivem, não sofrem do humano sentimento, porém devem perceber o estreitamento das oportunidades do alimento, do espaço e da diversidade. Dias e noites tentam mudar hábitos milenares para ainda poderem jogar o jogo da cadeia alimentar.

Por que será que o puma que vive nas matas são relevantes para nós? Poderíamos perfeitamente viver sem eles, nada mudaria, continuaríamos tendo a sensação de autosuficiência. A nossa consciência não nos culpa pela falta de diversidade. Parece que quanto mais árida se torna a vida urbana, mais felizes ficamos. Nos estimulamos, nos divertimos e nos desculpamos mutuamente. O puma não pertence a este nosso mundo virtual e pequeno.

Sempre sentimos impelidos a agir para nos adaptarmos como presa e predador. Os grandes gatos, no mundo idílico dos índios, são elementos presentes e simbolizam o domínio das mentes. Hoje, em vez de nos sentirmos acuados como uma presa, trocamos o canal de uma tv e deixamos que o hormônio cortisol seja estimulado por notícias ruins, restringindo nosso campo de visão e criando a sensação do estado de medo que nunca acaba.

Enquanto não conseguimos nos reconectar e perceber que sim, o puma precisa estar protegido aqui em Itapoá, precisamos garantir a sua sobrevida. Se ele se for, não voltará nunca mais. Cada indivíduo desse pode precisar facilmente de mais de 2.000 hectares de floresta para sobreviver, isto posto, não teríamos mais de 4 a 6 desses animais por aqui. Como estão no topo da cadeia alimentar, abaixo dele precisam estar todos os demais mamíferos de que ele se alimenta.

Feliz a comunidade que chega a conclusão que o conceito de prosperidade passa pela proteção da diversidade dos seres vivos. Acredite, isso já existe em muitas cidades pelo mundo mesmo próximos a centros de tecnologia e produção.

Puma concolor, grande felino das Américas, estamos torcendo muito por você.