Quase 4 décadas

22/06/2020

Qual é a coisa que nos faz reagir por convicção? Como é mais fácil tratar do progresso das pessoas quando podemos ter convicções que nos dão base. Pensei em algumas que tenho e achei por bem compartilhar:
- Floresta não pode ser entendida apenas como um recurso disponível para ser usado, mas sim é um bem inestimável que levou milhares de anos para atingir seu clímax. Quando entendemos isso, mesmo utilizando a floresta passamos a considerar a manutenção de todos os recursos disponíveis.
- Família é um núcleo forte e vive pelas convicções herdadas por gerações, quando ela se dispõe a cuidar de um lugar é porque ela vê aquilo como uma obrigação e não como um presente. É muito mais leve não ter essas amarras e viver apenas para as próprias necessidades. Neste contexto, acho que as iniciativas privadas tem como trabalhar melhor do que os governos, porque os governos são muito inconstantes e frágeis. Acredito muito no compromisso das famílias que protegem o ambiente que possuem.
- A natureza precisa de engajamento. Precisamos apoiar as iniciativas de conservação estimulando a visitação das pessoas. Quando a comunidade tem o interesse pelo patrimônio, através de sua visitação ela está permitindo a viabilidade da conservação desta área. Proteção, uso público e aperfeiçoamento contínuo para servir a comunidade são essenciais para a conservação a longo prazo.
- É preciso pensar longe, não em décadas, mas em século. O que consolidamos hoje tem um enorme valor para as 4 próximas gerações. Quando vc realmente ama o lugar que cuida não pode seduzir-se por ações fáceis e de curto resultado, senão você acaba quebrando o vínculo do espaço, que é sagrado.
Deste modo, estamos chegando à quarta década de dedicação na Reserva Volta Velha. Muitas pessoas nos ajudaram e muitas estarão nos ajudando. Dos 850 hectares que protegemos, temos a convicção de que é possível chegar na cifra de 9.500 hectares só em Itapoá, sem comprometer o crescimento econômico e social da cidade.
Estamos trabalhando para incrementar mais 750 hectares contíguos a Reserva através de uma iniciativa de vizinhos.
Precisamos de apoio de todos para que isso aconteça com qualidade.