Blog RVV

Publicações de Conteúdo

Os bugios se calaram no Estaleiro, em São Francisco do Sul.
Mais uma marca da epidemia da febre amarela trazida por nós. Nós somos responsáveis por isso.
Por décadas tive o privilégio de escutar os machos alfa esbravejando nas montanhas, quase sempre pouco antes de uma chuva. São animais belíssimos e de grande valor para a...

COMUNICADO
A Fazenda Santa Clara, sede da Reserva Volta Velha definiu uma área para a implantação de um projeto de agrofloresta, inicialmente de 2 hectares. Plantaremos frutíveras, legumes, verduras e trabalharemos para o fortalecimento da qualidade do solo, integralmente dentro do conceito orgânico e regenerativo.
Esta primeira área já está...

Sou um cuidador de terras. Esta é uma profissão de muitos e com orgulho. A terra que cuidamos e protegemos é do tamanho daquilo que podemos administrar. É excitante e divertido cultivar as coisas, impor formas para produzir e dar sustento, mas é deslumbrante saber que aquilo que não intervimos é sagrado.
É preciso ter vocação para...

Não existem excessos na natureza. Os ratinhos, marsupiais, quase nunca se apresentam em grandes quantidades. Os predadores fazem o seu papel e controlam os excessos, acho que é por isso que quase nenhum mamífero se mostra disposto a mudar essa regra. Se tentarem, o próprio mecanismo criar uma contraparte e estabiliza o processo.
Numa floresta...

Dúvidas, tenho todas, mas apenas uma certeza, que nós humanos complicamos muito a vida. Montamos certezas, construímos diferenças, saboreamos a prazer finito, parco - como uma bala doce.